Rugas, todos as têm ou todos as virão a ter…As rugas são vincos que resultam de uma flacidez da pele e dos músculos. São as chamadas marcas do tempo e da vida, pois decorrem da natural perda de tonicidade, elasticidade e firmeza inerentes ao passar dos anos e também da forma como nos vamos tratando, tanto ao nível físico como psicológico.
As medicinas ditas Ocidentais e Orientais, têm uma forma distinta de olhar para as rugas se para a Medicina Ocidental estas não passam de um problema de ordem estética, sendo a sua intervenção apenas no local a tratar, na Medicina Tradicional Chinesa, o aspecto exterior é de facto o espelho do bem-estar ou não, interior. Assim, o tratamento das rugas ou de qualquer outra parte do corpo, é feito abrangendo o paciente como um todo,tratando a sua parte física e a psicológica.
Acupuntura estética
De uma maneira geral podemos dividir as rugas em três categorias. A primeira refere-se às rugas muito finas que se desenvolvem em redor das pálpebras, superior e inferior, boca e lábios. A segunda, diz respeito às rugas um pouco maiores e mais profundas, destacando-se a zona lateral dos olhos o espaço entre as sobrancelhas e a região em torno do sulco nasolabial. Finalmente a terceira categoria, contempla rugas ainda maiores e mais profundas que normalmente se desenvolvem ao longo da região inferior das bochechas, no pescoço e de uma forma geral ao longo da região lateral das mandíbulas.
Devo salientar que as rugas são progressivas, começando na categoria um até à três, daí a importância de um tratamento que aposte numa primeira fase na prevenção, a Medicina Tradicional Chinesa. A Medicina Ocidental, é mais vocacionada para o tratamento após o sintoma, neste caso após o surgimento da ruga.
O tratamento das rugas faciais assim como qualquer outro deve ser feito por profissionais qualificados, um dos tratamentos possíveis consiste em fazer Acupuntura sistémica, para tratar possíveis distúrbios internos que se podem manifestar em forma de rugas. Recorrer a Terapias Manuais, para a estimulação do corpo,e relaxamento culminando numa massagem específica da face. Acupunctura facial, tratando diretamente a ruga. Finalmente, podemos também recorrer à Electroacupuntura, para estimular, fortalecer e relaxar a musculatura da face.
Na acupuntura, a face é uma das principais partes do corpo a serem avaliadas, porque é nela que podemos descobrir os desequilíbrios energéticos em determinadas partes do corpo. Assim, tratando o rosto, estamos também cuidando do físico, do emocional e recarregando as energias.
Fatores externos (alterações climáticas), fatores internos (alterações emocionais e psicológicas) e os fatores constitucionais (genéticos), podem influenciar no desequilíbrio energético estimulando assim o surgimento precoce de rugas e linhas de expressão. E para aqueles que morrem de medo de agulha, atualmente muitas clínicas utilizam eletrodos que são colocados nos mesmos pontos que no método tradicional.
"É possivel rejuvenescer até 10 anos com esse método, e os resultados aparecem desde a primeira sessão"O tratamento deve ser realizado uma vez por semana com duração de uma hora. O número de sessões vai depender da avaliação da acupunturista, e varia de acordo com a idade, sexo e estilo de vida do paciente. É possivel rejuvenescer até 10 anos com esse método, e os resultados aparecem desde a primeira sessão. Depois de realizadas algumas consultas o cliente volta de tempos em tempos para manuteção. O tratamento também é recomendado como um procedimento preeventivo para linhas de expressão.
Bom, 10 anos é muito, então vale a pena experimentar, não vale?
por Silvinha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário