De acordo com uma pesquisa realizada pela College of Agriculture and Life Sciences, nos Estados Unidos, a batata-doce pode ajudar a diminuir a gordura e auxliar no emagrecimento. Essa qualidade é devido ao baixo índice glicêmico da batata-doce, pois esse alimento é digerido lentamente no organismo, causando a liberação gradual de açúcar no sangue para você se sentir satisfeita por mais tempo, evitando que ele se armazene e se transforme em gordura.
Além dessa ótima vantagem, a batata-doce é muito nutritiva: ela é rica em fibras, carboidratos complexos, proteínas, vitaminas A e C, ferro e cálcio. Todos esses benefícios com apenas cerca de 130 a 160 calorias a cada porção! É uma ótima opção para você incluir em suas refeições.
Bem, não custa experimentar mais essa, não é?
Batata doce no esporte
A batata doce é uma ótima fonte de carboidrato saudável e atua na produção de energia para pessoas fisicamente ativas. Muitas pessoas ainda confundem a batata doce com a tradicional batata inglesa, achando que o valor nutricional destas é igual.
Se pensarmos no quesito calorias, realmente o valor das duas é bem parecido, porém, o diferencial está no índice glicêmico (velocidade em que um alimento fonte de carboidrato vira glicose no sangue ao ser digerido e absorvido). A melhor opção para consumo são os carboidratos de baixo índice glicêmico, afinal, não causam tantos picos de insulina e promovem maior saciedade.
A batata doce é um exemplo disso. Possui um índice glicêmico de 77 contra um de 118 da batata inglesa, ou seja, a glicose proveniente da digestão da batata doce entra lentamente na circulação, enquanto a da batata inglesa entra rapidamente, podendo aumentar acúmulo de gordura e risco de hipoglicemia (aquela sensação de cansaço e fome que vem toda hora).
Então, planeje sua alimentação com vários carboidratos de digestão lenta e deixe os de rápida digestão para o período pós-exercício.
Por Silvinha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário