domingo, 30 de janeiro de 2011

Ano Chinês - Comemorado no bairro da Liberdade

São Paulo recebe neste sábado e no domingo, na Praça da Liberdade, atrações culturais, artísticas e culinárias para comemorar a chegada do Ano-Novo chinês, o ano do coelho, que chega ao número 4709.
O Ano-Novo chinês começa no dia 3 de fevereiro. Como no Brasil a virada vai ocorrer no dia 2 de fevereiro, às 14h, em função do fuso-horário, haverá comemorações na avenida Paulista na quarta-feira. O ano do coelho vai até o dia 22 de fevereiro de 2012.


Fomos prestigiar este dia, visitando a praça da Liberdade e conhecendo as barracas, o desfile, o show que teve no local, as fotos ficaram super interessantes.



Nas barracas tinham várias lembrancinhas, como canecas, camisetas, chapéu, coelhinhos de pelucia e varios outros, e para suportar o sol, eu tive que comprar um chapéu no estilo chines para proteger meu rosto deste calor abrasador deste domingo encantador.


Na avenida ao lado da praça onde estava acontecendo o show de musicos, estava tendo o desfile:


Dragão (long em chinês, yong ou ryong em coreano, e ryu em japonês) segundo a mitologia chinesa, foi um dos quatro animais sagrados convocados por Pan Ku (o deus criador) para participarem na criação do mundo. É enormemente diferente do ocidental, sendo um misto de vários animais místicos: Olhos de tigre, corpo de serpente, patas de águia, chifres de veado, orelhas de boi, bigodes de carpa e etc. Representa a energia do fogo, que destrói mas permite o nascimento do novo. (a transformação). Simboliza a sabedoria e o Império.




Mas não paramos por ai, fomos olhar as barracas, com sua estranha e deliciosa culinária.
Paramos primeiro na barraca onde experimentamos o delicioso Temporá, e procuramos saber um pouco da história do mesmo, é interessante, o  tempura é feito com vários tipos de peixes, moluscos e vegetais que são envolvidos por uma fina camada de massa e fritos em muito óleo quente. Trata-se de um prato muito popular que pode ser degustado em casa ou em restaurantes, especializados ou não. A massa,ou koromô, é feita de farinha, gemas de ovo e água. Os ingredientes são mergulhados na massa. Depois o tempura é frito em óleo vegetal. E está pronto. Agora é só molhar no tentsuyu, caldo no qual se mergulha o tempura, ou no yakumi, condimentos.
Tempura foi trazido ao Japão pelos portugueses, incorporando assim, esse excelente prato a cozinha japonesa. Ele é um alimento japonês muito popular e exótico, sendo um dos mais consumidos fora do Japão.



Pra quem gosta de comida oriental tem que passar pelo Itiriki, facil de encontrar, basta descer do metrô liberdade, e logo verá este restaurante. 


Ficamos tentados a comer o Imagawayaki, mas deixamos para outro dia, afinal, não é todo dia que queremos um doce de feijao, não é? Ainda mais por que não sou muito chegada no feijão.


Vimos vários  outros pratos, salgados, interessantes, e depois partimos para os atesanatos:






Maravilhosa essa cidade com tantas guloseimas, tantas coisas bonitas para apreciar, tanta mistura de cultura fascinante, sem falar do fácil acesso para poder apreciar tanta coisa interessante.
Espero que tenham gostado, por que eu amei.

Por Silvinha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário